terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sobre o Livro "Os Demônios Descem do Norte"

Marcos A. A. Soares



Há alguns anos encontrei por acaso na biblioteca da Universidade Federal da Paraíba um exemplar de um livro de título bastante sugestivo que me causou, de imediato, certa impressão. Tratava-se do livro Os Demônios Descem do Norte do jornalista Delcio Monteiro de Lima. Embora a obra não seja atual – sua publicação data de 1987 – o livro elucida um fenômeno sociológico de cunho religioso bastante pertinente ocorrido na nossa história recente com repercussões na política e na economia do Brasil (e também em outros países da América Latina). Acredito que este livro seja um dos mais conhecidos desse autor que tem em seu currículo uma série de títulos sobre temas polêmicos. Por outro lado, não sei se o Delcio ainda vive ou já morreu. Esse livro não agrada muito ao público evangélico. Abaixo segue uma descrição minha a respeito dessa obra.

O Livro – Em Os Demônios Descem do Norte, o jornalista Delcio Monteiro expõe como a ideologia capitalista se apropriou em seu favor de um fenômeno religioso surgido na América do Norte no século XIX. O fenômeno é o protestantismo norte-americano, mas o autor também tece considerações sobre as seguintes igrejas neocristãs (ou pseudocristãs) que exercem papel semelhante nessa empreitada: Testemunhas de Jeová, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mais conhecida como Igreja de Mórmon ou Mormonismo), Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial – a seita Moon –, e ainda as entidades transconfessionais. O autor descreve o processo de alastramento dessas denominações religiosas (chamadas por ele de seitas) no continente latino-americano num período em que os levantes populares e as ditaduras fervilhavam na América Latina. No livro, Delcio elucida que não foi a ideologia capitalista que criou tal fenômeno religioso de maneira sistemática para atacar o comunismo na América Latina. Embora não seja possível dissociar as ideias protestantes dos ideais capitalistas (como expôs Max Weber em clássica obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo), o que Delcio quis mostrar é que os ideólogos do capitalismo se aproveitaram da efervescência religiosa do século passado para somar forças contra os levantes comunistas da população latino-americana. De fato, a política conservadora norte-americana se aliou ao protestantismo, de modo que um passou a favorecer o outro num jogo de benefícios recíprocos para os dois lados. Nesse sentido, a facilidade com que as seitas norte-americanas se infiltraram na América Latina não foi inocente, mas sim um acontecimento pensado com claras finalidades no campo político do nosso continente. Não é por acaso também a grande soma de investimentos direcionados para o mercado religioso – levando o autor a se perguntar de onde vem tão grande quantidade de dinheiro! São inúmeros os canais televisivos religiosos, revistas, jornais etc. com o intuito de propagar ininterruptamente a ideologia capitalista travestida do manto religioso. Como exemplo, temos a Teologia da Prosperidade veiculada pelos pastores eletrônicos. E tenho também a impressão de que esse tipo de ideologia se faz mais pesadamente presente em países estratégicos como o Brasil.
Enfim, Os Demônios Descem do Norte é um livro bastante esclarecedor. O próprio título da obra já diz muito sobre a visão do autor a respeito do uso que se faz do fenômeno religioso. Os Demônios seriam, enfim, as seitas que desceram da América do Norte para povoarem o continente latino-americano para a execução de obras, cujos interesses são, à primeira vista, nebulosos e pouco claros. É exatamente aí que entra a visão do analista, que busca desvelar a realidade do manto enganador da aparência para penetrar na verdadeira razão dos fenômenos sociais.
            Há quem seja a favor de tal visão e há quem seja contra!

15 comentários:

  1. Em breve estaremos lançando o livro: (os demônios vem de Roma, os mesmos que crucificaram nosso Senhor Jesus cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que os evangélicos são tão reacionários?

      Excluir
    2. A forma cega com as seitas de cunho protestante vivem o que dizem ser "cristianismo" já dá provas de ser desastrosa e daninha. Faço minha a pergunta de Saulo Silva.

      Excluir
  2. "Embora não seja possível dissociar as ideias protestantes dos ideais capitalistas (como expôs Max Weber em clássica obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo)"

    Na verdade Weber não passa essa ideia, e sim que houve uma aliança do Pensamento Calvinista com o Pensamento Capitalista do Século XVIII e XIX dos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, criando um pensamento misto, um capitalismo calvinista e a secularização dessa Ethos.

    Já que claramente existe um pensamento protestante não capitalista (luteranismo) e vários pensamentos capitalistas totalmente seculares e vários que não derivam da secularização do ética calvinista (o utilitarismo seria um exemplo).

    Assim como houve da fusão do capitalismo com o protestantismo uma secularização do pensamento calvinista/puritanismo criando uma vertente de religião secular (a outra é a dogmatização de doutrinas filosóficas, como houve com o Marxismo, Nacionalismo, Positivismo, entre outras) também houve uma capitalização do pensamento dessas correntes religiosas que gerou A Teologia da Prosperidade, é sobre o segundo processo que os Demônios Descem do Norte descreve além de sua agenda de divulgação e politica própria.

    ResponderExcluir
  3. O apoio aos setores retrógrados da sociedade brasileira pelo neo-pentecostalismo.
    (Hoje, ao desabafar com uma amiga militante sobre o atual momento político, me veio a inspiração para este artigo).
    No atual cenário de intolerância, no qual se transformou a política nacional, uma verdadeira "caçada as bruxas" foi desencadeada a partir da fomentação diária, em doses cavalares, de informações questionáveis sobre a legitimidade e governabilidade de nosso país.
    Levando-se em conta que em pleno século XXI, boa parte dos lares brasileiros, ainda sintoniza o canal aberto de televisão que já foi considerado a "voz do Brasil", muita gente ainda se desinforma pela Rede Globo de televisão.
    São os "inocentes úteis", usados como marionetes que propagam o "fim do mundo" e o "iminente domínio do comunismo", em um momento em que Cuba abre suas fronteiras para o diálogo com o Tio Sam.
    A ignorância de uma parcela da sociedade, atrelada a uma fé sectária e excludente, caracteriza determinados segmentos da massa evangélica que nos últimos tempos tem aumentado de maneira veloz. Uma análise mais cuidadosa aponta para um processo de "evangelização" individualista e aético, pensado e arquitetado para alhures de nossas fronteiras tupiniquins.
    Como pode ser observado nas manifestações de intolerância e ódio às políticas públicas progressistas, grande parte desse contingente é composta de religiões neo-pentecostais, xenófobas, em sua maioria, pregando o fim do "comunismo", e das práticas de cultos de matrizes africanas. Não tarda, teremos sessões públicas de apedrejamento ou execução em fogueira dos "hereges" que conspurcam a "palavra".
    A situação é tão absurda que recentemente uma vereadora do estado do Rio de Janeiro, pelo PMDB, dada sua ignorância e desconhecimento do assunto, confundiu o então presidente da Venezuela "Maduro" com o personagem "Madruga" do seriado infantil mexicano "Chaves".
    Em sua fala veemente diz "Esse Madruga, comunista". Repete o refrão por diversas vezes, tornando-se motivo de chacota por muitos internautas.
    https://www.youtube.com/watch?v=wRPX6TE4U6M
    Diante dessa simbiose entre o neo-pentecostalismo e ações reacionárias de pedidos de volta da ditadura, tem-se a mão perversa da ideologia norte-americana que, por detrás dos cordéis, manipula o que é de seu verdadeiro interesse.
    Nesse sentido, torna-se oportuno relembrar a obra "Os demônios descem do norte", do ano de 1987, do jornalista Delcio Monteiro de Lima, que descreve como as "seitas" neo-pentecostais, em suas palavras, atreladas ao discurso reacionário do capitalismo, dominam os principais meios de comunicação, plantando sua ideologia para "salvar vidas".
    Deixo indicada essa leitura para os interessados em entender melhor o que se passa em nosso país, em nosso tempo.
    http://fotossintetizador.blogspot.com.br/…/sobre-o-livro-os…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o link da sua sujestão não está completo, você pode reenviá-lo? fiquei interressado.

      Excluir
    2. fANTASTICA SUA EXPOSIÇÃO MEU CARO SAULO SILVA E O REFLEXO ATUAL DO NOSSO MOMENTO POLITICO.

      Excluir
  4. Gostei dos comentários recomendo a leitura do livro, é excelente!

    ResponderExcluir
  5. O livro é excelente, tem mais de 30 anos mas continua atual, manipulações há em todo seguimento, mas quanto ao comentário, discordo que todos os evangélicos sejam reacionários.

    ResponderExcluir
  6. De certa forma, missionários norte americanos maus, disfarçados de cordeiros, conseguiram criar uma forte corrente farisaica no seio do cristianismo do século XXI. http://fotossintetizador.blogspot.com/2011/12/sobre-o-livro-os-demonios-descem-do.html

    ResponderExcluir
  7. Alguém tem o livro em pdf e queira disponibilizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Zlibrary tem. Basta fazer um cadastro.
      https://pt.b-ok.lat/s/demonios%20descem%20do%20norte

      Excluir