Mais uma vez um câncer acomete um homem público. Dessa vez a figura do ex-presidente Lula com seu câncer na laringe causa uma avalanche de comentários na internet de internautas desejando-lhe a morte. Cabe aí, sem dúvida, uma reflexão!
Certamente esses internautas furiosos são os anti-PT que se enraivecem porque o Lula presidiu o país numa época de considerável crescimento econômico. Não foi o Lula que criou as circunstâncias externas e internas favoráveis que possibilitaram o bom desempenho econômico do Brasil em seu governo. O governo Fernando Henrique atravessou o pior período da nossa economia e entregou a melhor fase para o seu sucessor. Tudo isso de mão beijada! Isso explica, em grande parte, a popularidade que o Lula teve e ainda tem. Ele não apenas é um homem carismático, mas também de muita sorte! Talvez o fato de o Lula ter recebido a faixa presidencial de um homem considerado intelectual tenha contribuído para se exigir algo que ele – o Lula – não pode oferecer. Lula não é e dificilmente se tornará intelectual algum dia. Sem dúvida, o governo Lula merece várias críticas, mas não devemos radicalizar a ponto de desejar a morte do ex-presidente brasileiro.
O Brasil sempre foi um país muito elitista e preconceituoso. Como então é possível um retirante nordestino se tornar presidente da República? Como é possível que ele agora trate de sua saúde num dos melhores hospitais do país? Será que a ralé está invadindo definitivamente a praia das elites brasileiras? As elites se sentem ameaçadas? Há um rancor e inveja desmedidos de muitos desses internautas?
Eu não tenho dúvida de que esses internautas raivosos têm alguma espécie de “desejo reprimido” que despejam com toda a ira através da internet. Eles não encontram espaço para se manifestarem e, por isso, agem dessa forma! Para esses internautas (como disse o Leonardo Boff em outra ocasião), o Lula deveria estar na fábrica a produzir bens de consumo para eles consumirem até se fartarem. O escritor Oscar Wilde escreveu que o pobre deve ser ingrato e não agradecer as migalhas que caem da mesa dos ricos para ele – o pobre – comer. Há os que dizem que o Bolsa-Família forma os “vagabundos”! Mas me respondam o seguinte: o que faz de produtivo pessoas como o Eike Batista, por exemplo? Os “vagabundos” do subúrbio simplesmente imitam Eike Batista!
Eu não sou petista. Apenas votei em Lula e torço por sua recuperação. Antes de qualquer coisa, torço pelo restabelecimento do ser humano Lula!